segunda-feira, 2 de março de 2009

A gratidão dos ingratos

Amanhã eu vou acordar e tudo vai ser diferente. Os sons estarão mais alegres, as pessoas vão me dizer bom dia na rua, os carros vão parar pra que eu passe na faixa... Enfim, tudo será melhor do que como estão. Mas não fica. Essa impressão que temos não passa de mera expectativa de mudança, afinal, estamos começando "uma vida nova".

Porém, não basta achar que o destino se encarrega de tudo, pois as coisas só mudam se você assim o desejar e fizer com que aconteça. E infelizmente, como tudo na vida, as mudanças carregam consigo alguns fardos, difíceis de engolir no começo. Mas suportáveis e até interessantes após um tempo.

Algumas pessoas, certamente, vão parar de falar com você por achar não têm mais contato, e que não têm mais nada a acrescentar no cotidiano delas. Então, você passa a perceber o quanto essas pessoas lhe assistiam como um mero acompanhante, simplesmente algo a mais no cenário das coisas.

Outras, lhe dirão palavras de conforto, logo no início. Lhe perguntarão se é isso mesmo, se tudo está concretizado, se está tudo certo, se você tem certeza da posição que adotou. Logo, elas vão começar a duvidar de você e de suas atitudes para, então, passar a te analisar com outros olhos. E o importante nestas horas é focar em você, naquilo que você escolheu, na sua opinião, em sua personalidade.

Poucas pessoas continuarão ao seu lado, sem que nada se altere. E se você parar pra prestar atenção, elas sempre estiveram ali, do teu lado. Mas a confusão de pessoas, de ideias e de ideais, naqueles momentos pelos quais você passou não lhe deu oportunidade de ver a situação como um todo. E estas pessoas sempre estiveram com você: seja em pensamento, em SMS, em telefonemas, e-mails, enfim, sempre deram um jeitinho de te dizer: "Oi cara! Tô por aqui! Sei que está tudo bem aí mas, dá uma ligada! Saudade! Abraaaaço!".

Então, o importante nisso tudo é saber ver a situação para, depois de entender o que aconteceu, saber quem te rodeia, o que querem, pra que e onde foram importantes estas pessoas no momento em que elas passaram por sua vida. Algumas delas pegam carona em seu coração indefinidamente, outras já estavam lá. E muitas, sem que você se desse conta, já desceram há muito tempo em outra estação...

Reflita, pense, analise. Todos os momentos têm um propósito e uma razão de ser e existirem. Por piores e melhores que sejam, sempre nos transformarão se soubermos aprender com eles, após analisá-los.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei!!
;-)
pi..

Anônimo disse...

eu não sei se é porque te conheço há tempos, se porque a gente tá toda hora junto ou sei lá o quê, mas faz tanto sentido pra mim! :)

amo você goidinho!

afximba disse...

Xis, acho que você deve estar numa fase ótima! Adoraria estar mais "próximo" para trocarmos umas idéias!

Se cuide, abraço, saudades!!

Anônimo disse...

Legal Xis...

Nunca se esqueça que no meio desse povo que ganhou carona, tem um barbudo avuado que nao pensa em "descer"...
Nao se priva meu amigo... conte conosco... estamos aqui.

bj

dri.