sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ame, viva e deixe viver...

Algumas várias vezes, o mundo todo irá lhe dizer que você está errado, que suas atitudes não estão certas, e que você deveria fazer isto, ou aquilo.

No entanto, apaixonar-se é deixar a razão de lado, é desatar os nós que o fazem grudado ao chão para, então, alçar um vôo suave e tranquilo.

Guiar-se por seus instintos, porque não? Se quando estamos em uma situação de perigo assim o fazemos, e em grande parte das vezes isso funciona, porque numa situação mais tranquila eles não vão, igualmente, te ajudar?

Creio que depois que o homem se tornou um ser racional, ou seja, se descobriu como parte de um todo (ainda que uns venham a pensar que o todo são), deixou de lado seus instintos, passando a confiar muito mais em sua racionalidade, que foi algo "inventado", que seus instintos, que o acompanham e fazem parte de seu dia-a-dia.

Nesta senda, entram opiniões dos mais variados tipos, sempre com ligações intrínsecas aos grandes filósofos Aristóteles e Platão, que com sua filosofia, ajudaram o homem a se entender e compreender melhor, expondo as inúmeras razões pelas quais caminha e sobrevive na Terra.

Mas, em nenhum momento, ainda que saibamos as consequências, devemos deixar de correr certos riscos. Por que não se apaixonar por uma pessoa, por que não amar? Porque esses sentimentos são contrários à razão. Podemos pensar em comprar uma bala no bar da esquina. Mas quando estamos com os sentidos e sentimentos à flor da pele, muitas vezes, se faz o impensado. No começo, isso traz algumas consequências, tal qual aquela briga feia com seu amigo, ou seu amor, que poderia ter sido evitada com um pouco de razão. Mas creio ser daí que surgem os aprimoramentos para os nossos sentidos.

Portanto, se é nos erros que aprendemos, erramos não por usarmos nossa razão, pois certamente ela lhe impediria de seguir adiante, e claramente o tal erro não aconteceria. Mas quando se usam os instintos, em uma situação semelhante, agiremos, sim, instintivamente. Mas com mais sabedoria.

Nada mais se leva deste mundo senão todos os sentimentos mais profundos e prazeirosos que já tivemos. Amar dói. Mas a recompensa é imensa. Nunca deixe de acreditar, principalmente, em você. Ame, viva e deixe viver!!!

Nenhum comentário: