segunda-feira, 1 de junho de 2009

Perfeita imperfeição

Nos apaixonamos platonicamente por tudo aquilo que sabemos, ou temos certeza, de que nunca nos pertencerá. E apesar de soar como uma típica figura de pleonasmo, porque continuamos a pensar que tudo será lindo, perfeito, e que as coisas vão dar sempre certo, da forma como nós imaginamos?

As estrelas ditam o rumo dos navegantes quando há somente escuridão, assim como aos errantes. Mas de que adianta ter um rumo pra seguir, sem saber se ele realmente se concretizará? Uma pergunta puramente retórica, pois a resposta, creio eu, todos sabem. Ao menos, eu sei pra mim.

De que forma buscar aquilo que é inatingível, mesmo que alcançando-o possa nos fazer pensar se estamos mesmo no caminho certo? Uma desilusão pode desencadear uma tempestade de pensamentos. Certo dia, pensei haver chegado no lugar certo. Entretanto, assim que vislumbrei o lugar em que estava, padeci de tanta desilusão.

Essa desilusão, cômica em sua essência, fui eu mesmo quem havia criado, dentro de mim, como o mundo perfeito que eu sempre almejei. Mas a perfeição é imperfeita em sua essência, pois ela, para se concretizar, necessita da perfeição de outras pessoas, que podem não ser tão perfeitas assim no seu ponto de vista.

Significa dizer, então, que não se pode ser plenamente feliz e estar em paz consigo mesmo? Não, não significa isso. Significa dizer que, para atingir a perfeição, inalcançável até então, é necessário ceder alguns pontos, aceitar certas diferenças para, somente então, fazer com que tudo caminhe para aquilo que se almeja. Duas perfeições imperfeitas podem se concretizar no momento em que se toleram, se conquistam e se unem, com muito diálogo, cumplicidade e, acima de tudo, respeito.

Portanto, para que as coisas sejam perfeitas, é preciso que você saiba que não há perfeição sem imperfeição. E, por mais que você veja somente trevas, onde existem minúsculos pontos a te guiar, saiba sempre que existem sóis para te orientar, esteja onde estiver, afinal, o dia nasce para todos.

2 comentários:

afximba disse...

diz o ditado: até a mais bela rosa esconde seu espinho pontudo!

te cuida, rapá!
abraço.

Unknown disse...

Toda regra tem sua exceção...E, como vc disse, toda perfeição depende de uma imperfeição, sendo esta uma regra sem exceção!

Gosto mto do modo que escreve...

Beijos
Dani ou DJ