quarta-feira, 29 de julho de 2009

Um caminho, uma escolha

De vez em quando, um aperto no peito me toma conta. Me sinto sufocar por todas as lembranças que o passado, às vezes, insiste em me trazer à tona. Relembrando todos os bons momentos que vivi, todas as pessoas que já conheci, os cheios, os gostos, todas as sensações, repentinamente, voltam a me rodear.

Não classifico como ruim, pois sei que todos têm isso na vida, em um dado momento, em uma via de inspiração; o vento entrando pela janela, a música que toca, e aquela sensação do vento batendo no rosto, e então, todos os rostos vêm à mente, numa profusão confusa de sentimento: continuar vivendo mas querer arrastar todo seu passado para se tornar o presente, e perdurar infinitamente até o futuro.

Devemos viver os momentos, de forma única, os bons e os ruins, e ter o passado apenas como referência, como algo que já se eternizou, pois, como já disse em outras situações, ele é imutável. O que podemos controlar é o nosso futuro, pois decidimos tudo aquilo que queremos ser, fazer, ver, vivenciar, para, somente então, o futuro se tornar presente e, num curtíssimo espaço de tempo, já virar eterno.

Que seja eterno enquanto dure. E que sua duração seja efêmera, pois só assim poderemos continuar caminhando adiante, buscando aquilo que desejamos e vemos como o futurno eterno, ou seja, tudo aquilo que faremos e que será eternizado.

E é justamente por isso que não devemos perder tempo com pequenas, tampouco grandes, coisas ruins e aborrecentes de nosso dia-a-dia. Devemos sempre separar tudo aquilo que nos é bom, daquilo que nos perturba, nos incomoda, pois somente com a mente tranquila é que encontraremos as soluções para todos os problemas que nos afligem, e também só assim teremos a clareza da visão para poder admirar as coisas que realmente nos importam...

Quando acordo todas as manhãs tenho duas escolhas: um dia maravilhoso ou um dia entendiante. Eu sempre fico com a primeira opção. Às vezes não dá certo. Mas até mesmo das escolhas erradas tiramos aprendizados enriquecedores.

Um conselho? Escolha ser feliz, sempre.

Nenhum comentário: